Brincar é coisa séria!

O brincar é um fenômeno complexo, importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional do individuo. “É no brincar, e tão somente no brincar, que a criança ou adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a sua personalidade, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre seu eu… somente no brincar que a comunicação é possível…” (WINNICOTT, 1975).

A brincadeira facilita a expressão de angústias, medos, conflitos e restrições emocionais, criando um ambiente de troca, da resignificação e elaboração das experiências, com possibilidade de surgimento de novas condutas. O brincar promove um desenvolvimento adequado e compatível com as potencialidades de cada um.

O brincar também pode ser chamado de atividade lúdica, pois é através dos jogos e da recreação que aconteça a brincadeira. A origem histórica do brincar e dos jogos são resultados da criação dos grupos sociais; atividades universalmente consideradas como parte integrante das culturas; características inerentes ás sociedades estreitamente relacionadas com a educação das crianças.

Porque as crianças brincam?

A maioria das pessoas diria que as crianças brincam porque gostam e isso é um fato indiscutível. As crianças têm prazer em todas as experiências da brincadeira física e emocional. Estudos sobre o cérebro, a evolução e etiologia sugerem que o brincar é tão importante para a vida quanto dormir e sonhar. Brincar é a chave para o desenvolvimento individual e para o relacionamento social.

O brincar contribui com o desenvolvimento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionamentos

Dependência Emocional

Você pode estar em uma relação abusiva se o seu companheiro(a)… 1. Tem falta de constância, oras sendo muito bom, como promessas e carinho e,

LEIA MAIS »
Comportamento

Brincar é coisa séria!

O brincar é um fenômeno complexo, importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional do individuo. “É no brincar, e tão somente no brincar, que a

LEIA MAIS »

Posts Recentes

Siga-nos

Bem-vindo(a)! Como podemos ajudar?